quarta-feira, 19 de novembro de 2014

III Mostra EXPERIMENTAL E REGIONAL DE CURTAS METRAGENS CURTA INCLUSÃO E DIVERSIDADE - 3º dia (29/11/2014)


dia (29/11/2014)


9h Abertura para apreciação exposição

Atração Cultural

9h 30min Abertura da III Mostra de Curtas Metragens

01 Descobertas (EMEF Eugênio Nelson Ritzel)
Duração: 5min e 17s
Responsáveis: Mara Rúbia Frozza, Mariana Schneider, Leidiana Cargnin, Miriam Mourales, Eliane Ermel, Beatriz Foletto, Natascha Fhür, Juliana Schmitz
Direção: Equipe EMEF Eugênio Nelson Ritzel
Atores: Matheus Garcia, Priscila Benoit, Stéfani Strasser, Leandro Nascimento, Wesley dos Santos entre outros.

Sinopse: A cada dia, a cada instante, uma nova descoberta é feita pelas crianças. Cada descoberta é motivo de encantamento e esperança e é preciso oportunizar momentos de exploração, tentativa, conhecimento, de diferentes formas, para que elas aconteçam. Este curta-metragem traz um pouco do que, juntos, estamos descobrindo e aprendendo!


02 Ontem, hoje, sempre. Vivendo as Diferenças. (EMEF Samuel Dietschi)
Duração: 5 min
Gênero: Documentário
Direção: Eduarda Lazzarin Leal

Sinopse: A escola Samuel Dietschi traz em sua história a marca da inclusão. Acreditou num sonho possível e o realizou. Anos de dedicação e profissionalismo levados adiante. Cada aluno que passou deixou sua marca e seu aprendizado. Hoje, seguindo o mesmo caminho, mais fortalecidos em nossos ideais mostramos um pouco da aluna Nicole com toda sua simpatia e espontaneidade falando com alegria sobre a escola. Esperamos continuar aprendendo com a convivência entre as diferenças como ontem, hoje e sempre.



03 Transições – Continuidades da Vida na Escola e na Infância ( SMED Ariete Brusius, Luciane Piva, Giseli Moehlecke)
Duração: 5min e 30s
Direção: Ariete Brusius – Luciane Frosi Piva – Giseli Moehlecke
Responsável: Ariete Brusius
Atores: Ariete Brusius – Luciane Frosi Piva



Sinopse: O curta – estabelece um paralelo entre a corrida de revezamento e as transições escolares. Queremos contar como concebemos e planejamos a passagem da vida escolar das crianças, dando significado a esses momentos em práticas comprometidas com a continuidade das experiências, do cuidado, das interações e das brincadeiras. “Pensar nesse cuidado todo que os corredores do revezamento tem pra passagem do bastão é que nos inspira a pensar na passagem das crianças de uma etapa para outra”. “Apresentamos estratégias que acreditamos serem importantes para fazermos esse encontro da educação infantil com o ensino fundamental, com a equipe das escolas, dessa conversa, de conhecermos o trabalho uma das outras, das crianças poderem ir visitar as escolas de destino do próximo ano, os pais poderem também ter esta orientação de irem conhecer as escolas e se apropriarem da proposta da escola”. São histórias de travessias que ocorrem a cada ano, com crianças e adultos, e que vão se constituir a trajetória da vida de cada protagonista.



04 Sonho (UAB)
Duração: 5min
Direção: Mônica Pagel Eidelwein
Responsável: Mônica Pagel Eidelwein
Atores: Gabriela Pruch, Paulo Ricardo Feschenfelder, Maria Iracema Deves Muller, Gladimar de Fátima Correa Venter, Ione Maria Rodrigues e José Leonel Pereira. 

 
Sinopse: Uma doce menina de cabelos negros tinha um grande sonho, mas a situação financeira da sua família não lhe possibilitava essa realização. Mesmo assim, a menina jamais deixou de idealizá-lo. Até que um dia, algo inesperado aconteceu e mudou sua vida para sempre.



05 A Chave Perdida (Oficina de Geração de Renda)
Duração: 5min e 27s
Direção: Mariana Statzner, Tamires Martins, Mônica thomé e Sandra Spohr.
Responsável: Mariana Statzner
Atores: Carlos da Rocha, Josuel de Oliveira, Brendon Jacques Sílvia da Silva, Renato Kunzler, Dioni da Silva, Josué Wasen, Ivair Monteiro, Alfeu de Souza


Sinopse: Conta a história de Fernando, que está muito estressado. Um dia encontra um amigo que lhe oferece ajuda. Após ser atendido na atenção básica por um médico clínico geral, Fernando é encaminhado para o Centro de Atenção Psicossocial-CAPS aonde passa por uma consulta com um psicólogo. O mesmo indica além de tratamento no CAPS, a Oficina de Geração de Renda como espaço de preparação e inclusão no trabalho. Fernando é acolhido na Oficina de Geração de Renda. Depoimentos de usuários/trabalhadores que frequentam a Oficina de Geração de Renda, a respeito do significado do trabalho em suas vidas.




06 E você olhou para os lados? (CREAS POP / Residência)
Duração: 5min e 33s
Direção: Dayane Almeida e Ana Letícia Fontanive
Responsável: Dayane Almeida
Atores: Altemir, Antoninho, Carlinhos, Rudimar, Leandro, Marcelo, Angelo, Elizeu, Robson, Omir, Claudio, Nilton, Lilian, Ana Letícia e Dayane.



Sinopse: O presente documentário foi produzido através da parceria entre a Residência Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva da UFRGS, Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social de Novo Hamburgo. As gravações trazem em cena as ruas de Novo Hamburgo, problematizando como a sociedade percebe a rua. Será só um espaço de passagem? E as pessoas que fazem a rua seu espaço de permanência? Então vamos falar da Inclusão e Diversidade?


07 Árvore das Fantasias (Jordana Quilião)
Duração: 4min e 29s
Direção: Jordana Quilião
Responsável: Jordana Quilião
Atores: Richard Steffen e Jordana Quilião

Sinopse: Richard é apaixonado por histórias e fantasias. Encontrou na sua apoiadora motivação, confiança e muito amor. Ambos seguiram caminhos diferentes, mas as lembranças e aprendizagens permaneceram em seus corações. Um encontro no parque serviu para que eles relembrassem os momentos de brincadeiras e diversão.




08 Jornal EJA (EMEF João Belchior Marques Goulart/SL)
Duração: 5 min 5s
Direção: Eliane Beatriz Candido
Responsável: Eliane Beatriz Candido
Atores: Alunos da EJA – Etapa I e II

Sinopse: O tema do Jornal da EJA, Especial João Goulart, faz uma viagem ao passado. As imagens em preto e branco revelam a breve trajetória do Ex-presidente do Brasil nos anos sessenta. Baseado no documentário “Jango” de Sílvio Tendler, os repórteres mesclam entre o noticiário falado e a exibição de cenas verídicas da época. Apesar do fato ter acontecido há quatro décadas, percebe-se que os problemas sociais, econômicos e políticos perduram até os dias atuais. Embarque conosco nessa história de alegrias e tristezas, de sonhos e pesadelo…




09 Nômade: Como o Mundo é (CAPS Centro)
Duração: 5min 30s
Direção: Andressa Ercolani Duarte, Franciele Savian Batistella, Tania Assis Farias
Responsável: Andressa Ercolani Duarte
Atores: O Povo do Mundo


Sinopse: O curta-metragem Nômade- Como o mundo é, é inspirado na história de nômades vindos do norte, e que, se desdobram em diversas histórias e contos da vida. Os nômades não param, estão em constante movimento, indo para lá e para cá. Estão sempre “dentro e fora” e, a todo momento, (des)construindo suas formas de ser e olhar o mundo. Esta história apresenta a diversidade de formas, a potência de vida, e retrata o mundo como é: nômade, sempre à procura de um território e com uma forma que ora se concretiza, ora se desmancha.




10 Luz, Câmera, Ação! A infância e a adolescência na cidade (NAP)
Duração: 5min e 12s
Direção: Rosálie Jaeger
Responsável: Angela Beatris da Silva Bueno

Sinopse: O filme pretende mostrar diferentes espaços de nossa cidade, que se constituem como territórios possíveis para a experiência da infância e da adolescência, sustentados pela ética da diferença.




11 Lucas (EMEF São João)
Duração: 4min e 46s
Responsável: Bruna Viega Martins e Magda Viegas
Direção: Magda Viegas
Atores: Lucas Jubett Birck e colegas do 4° ano B, Bruna Viegas Martins e Lisiane Jubett Birck.



Sinopse: Lucas é um menino de 10 anos com transtorno de conduta. Com este diagnóstico e adicionadas as recorrentes trocas de escola e um processo de aprendizagem mais “lento” do que os padrões estabelecidos como normais foi se constituindo enquanto aluno. A mudança veio com a troca de escola. Assistido pela professora regular e pela auxiliar, Bruna, Lucas realizou um crescimento social e educacional mostrado por todos. A seguir veremos uma série de fotografias que mostram um pouco do dia a dia do Lucas.




12 O Jogo da Vida (UJR – Futsal Social)
Direção: Eduardo Patrick Bettio e Ramiro Rodrigues
Responsável: Laura Bilhalva Laguna
Atores: Tainara Jaques da Rosa, Tais Caroline Rosa, Pietra Ferreira Carvalho (Alunas) e Luis Fernando Framil Fernandes (Pedagogo) 

Sinopse: O curta JOGO DA VIDA traz depoimentos de meninas que participam do Projeto Futsal Social UJR/Feevale/PMNH. Este projeto oportuniza aulas regulares de futsal para crianças e adolescentes da rede pública de ensino de cinco bairros da periferia da cidade, totalizando 500 beneficiados. A partir da fala de três meninas, o vídeo destaca a participação feminina num ambiente ainda muito restrito aos meninos. Neste curta-metragem é possível perceber a importância que o futsal tem na vida delas e quanto elas ainda lutam por mudanças no esporte. Afinal, as meninas do Projeto Futsal Social UJR/Feevale/PMNH fazem do futsal o JOGO DA VIDA.


13 Mundo Novo – O Paraíso Terrestre ( Thaís Leite, Fábio Frasson, Caroline Bevilaqua e Conrado Bueno/ RIMSMC/ UFRGS)
Duração: 4min e 58s
Direção: Thaís Leite, Fábio Frasson, Caroline Bevilaqua e Conrado Bueno
Curta-metragem: Mundo Novo – O Paraíso Terrestre
Gênero: Animação
Sinopse: Este curta-metragem apresenta uma animação baseada em uma lenda indígena de Walde-Mar Souza Silva. Nesta história, um índio kaiapó, durante uma caçada ao tatu Canastra, ultrapassa os limites da tribo e encontra um novo mundo. A animação foi construída a partir de pinturas feitas por crianças da EMEF Eugênio Nelson Ritzel, do bairro Kephas, durante a Mostra da Diversidade. A atividade integrou a mostra de curtas-metragens no projeto Escola integrada no bairro, através do setor de Educação Inclusiva.




14. A Descoberta (Trailer de curta convidado: Sapucaia)
Duração: 3 min 04 seg.
Gênero: Comédia
Direção: Camila Lima
Atores: Guilherme Santos, Eduardo Santos, Camila Lima, Melissa Fischer, Shirley Jacoby, Matheus Vedana, Kamila Vedana, Igor Juliano, Vinícius Abu Dheiba, Natalie Lima Couto, Lucas Brasil, Gabriele Silva, Paola Lopes, Renata Rebelo, Matheus Zaions, Guilherme Rebelo e Eduardo Rebelo.


Sinopse: O curta “A DESCOBERTA” trata, em forma de comédia, assuntos cotidianos e que precisamos prestar atenção, como o sequestro e o preconceito. O enredo do filme trata da vida de dois irmãos gêmeos, Roberto e Adnei, que são separados na infância por causa de um sequestro intermediado pela babá. Os anos se passam e a vida de cada um leva um rumo. Depois de um tempo Roberto descobre a existência de seu irmão e a vida deles e de toda a família mudam completamente. Uma história engraçada que nos mostra o valor do ser humano e que ninguém deve ser julgado pelas aparências.


11h 25m

Encontro com

Analice Palombini - Psicóloga e Drª em Saúde Coletiva UERJ

Mediador: Carlos Bach - Coordenador do Mídia Educação/ SMED


Pelo Coletivo Curta Inclusão e Diversidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário